Thermowood Fachadas Dados Técnicos

ESTABILIDADE

O processamento da madeira Thermowood confere-lhe uma estabilidade maior quando comparada com as madeiras naturais. O tratamento térmico a altas temperaturas provoca mudanças estruturais na madeira reduzindo as tensões internas do produto final. Após o tratamento, verifica-se um rearranjo molecular que permite reduzir a humidade e a permeabilidade da madeira Thermowood, minimizando assim a tendência de empeno e dilatação em relação às madeiras naturais.

 

DURABILIDADE

O processamento Thermowood, permite uma maior durabilidade em resultado da decomposição da hemicelulose. Uma vez que é na mesma que se encontram os nutrientes das bactérias causadoras de decomposição e d surgimento de fungos, permite a eliminação dos mesmos no processo. Os produtos Thermowood são resistentes a vários tipos de fungos, bem como a basidiomicetes. O processamento Thermowood não protege os materiais contra bolor e fungos à superfície. Estes organismos recorrem aos nutrientes encontrados no ar mas não comprometem estruturalmente os produtos Thermowood. O bolor pode ser facilmente prevenido com o tratamento da superfície com produtos para madeira como óleo ou verniz à base de água.

 

LONGEVIDADE

Os produtos Thermowood são 80% mais eficientes para uso externo do que os produtos em madeira natural. A dilatação e contracção são minimizadas bem como a decomposição. Os produtos Thermowood são amigos do ambiente.

A durabilidades dos produtos em Freixo Thermowood está em acordo com as normas europeias EN 350 ve EN 335-1.

Os produtos em Freixo Thermowood foram certificados pela TMT que atribuiu uma durabilidade mínima de 25 anos, de acordo com CEN / TS 15083-1: 2005 normas técnicas, quando em contacto directo com o solo e em condições de humidade contínua.

De acordo com as normas EN 113 a VTT atribui uma durabilidade mínima do revestimento em Pinho Thermowood de 30 anos.

De acordo com as normas EN 335-1 e EN 350-2, os produtos em Deck Iroko Thermowood têm uma durabilidade mínima de 25 anos.

O efeito do clima nos produtos de Deck tradicionais é 6 vezes maior quando comparados com os produtos de deck Thermowood. De acordo com a norma EN 335-1 e EN 350-2, os produtos de revestimento Tulipwood Thermowood têm uma durabilidade mínima de 25 anos.

 

DENSIDADE

A densidade dos produtos Freixo Thermowood é de 595 a 620 kg/m3 com um teor de humidade de 4,3 – 6 % a 20ºC de temperatura ambiente a um grau de humidade relativa de 65%.

A densidade dos produtos de Pinho Thermowood é de 350 a 480 kg/m3 com um teor de humidade de 4 a 7% a 20ºC de temperatura ambiente a um grau de humidade relativa de 65%.

Verificou-se que com um teor de humidade de 4 a 6% a 20ºC de temperatura ambiente a um grau de humidade relativa de 65%, a densidade dos produtos Iroko Thermowood é de 650 a 675 kg/m3

A densidade dos produtos Tulipwood Thermowood é de 420 a 450 kg/m3.

Nota: Sendo os produtos Thermowood 100% naturais, é possível encontrar diferenças de densidade de peso de 10% entre peças.

 

MÓDULO DE ELASTICIDADE E RESISTÊNCIA

Dada a ausência de humidade após o tratamento térmico e às consequentes mudanças estruturais dos produtos Thermowood, os valores de resistência à flexão por impacto são menores quando comparados com os da madeira natural, observando-se por vezes diferenças consideráveis.

 

FORÇA DE FIXAÇÃO DE PREGOS E PARAFUSOS

Relativamente à capacidade de fixação de pregos e parafusos dos produtos Thermowood, não se regista uma diferença considerável em comparação com as madeiras naturais. Em virtude de transformações no tecido celular dos produtos Thermowood, a força de fixação de pregos e parafusos diminui cerca de 20%. Essa diferença é colmatada muito facilmente ao instalar-se devidamente parafusos de aço inoxidável (recomendamos parafusos A2 em aço inoxidável).

 

COLAGEM

Verifica-se que em termos de colagem, os produtos Thermowood está ao nível dos produtos em madeira natural. É indicado o uso de colas e resinas MUF, poliuretano, PVA e epoxy.

 

DUREZA BRINELL

Após o processo de transformação dos produtos Thermowood, a resistência Brinell aumenta quando comparada com produtos de madeira natural sem tratamento térmico.

A dureza Brinell dos produtos Freixo Thermowood é de 30, 5 N/mm2.

A dureza Brinell dos produtos Pinho Thermowood é de 15 N/mm2.

A dureza Brinell dos produtos Iroko Thermowood é de 40 N/mm2.

 

EMISSÕES

O Thermowood tem um cheiro característico. Este cheiro pode não agradar a todos, mas os resultados do teste de VTT (KET 3300495) indicam que as emissões de gazes não são prejudiciais ao ar livre.

Os resultados dos testes TVOC – Compostos Orgânicos Voláteis Totais – realizados mostram que as taxas são muito menores em comparação com a madeira natural.

O cheiro dos produtos Thermowood desaparecem naturalmente ao fim de alguns dias, mas quando são aplicados tratamentos de superfície ou com a chuva pode ressurgir num período reduzido.

 

RESISTÊNCIA AO FOGO

A reacção ao fogo é da Classe B de acordo com as normas europeias EN 13501 (SBI0-Test).

Os produtos de revestimento Thermowood Carbonizado e Não Carbonizados podem atingir a Classe O da norma BS476 e a Euroclass 1 B BS EN 13823 com utilização de técnicas especiais e produtos líquidos retardadores de fogo.

 

ISOLAMENTO

As propriedades de isolamento dos produtos Thermowood aumentaram 20% comparados com a madeira natural. Os produtos Thermowood são ideais para o uso exterior, tais como revestimentos, saunas, janelas, portas e decks.

 

COR

Como se tratam de produtos naturais, as mudanças de cor nos produtos Thermowood são resultado da quantidade de glicose da própria madeira. Os açúcares que se encontram no núcleo da madeira caramelizam e a cor de a madeira muda em virtude do tratamento térmico.

O Freixo Thermowood adquire a cor castanho escuro

O Pinho Thermowood adquire a cor castanho claro

 

HUMIDADE

Na fase de embalamento dos produtos Thermowood e à saída da fábrica, o conteúdo de humidade situa-se entre os 4 e os 6%. Esta percentagem varia em função do meio ambiente. Em climas húmidos com 95% de humidade relativa a taxa de humidade máxima é de cerca de 11,9%.

Os revestimentos exteriores em madeira e os decks deverão ser desembrulhados e deixados a aclimatar às condições locais antes de derem instalados.

 

MANUTENÇÃO

Recomendamos a manutenção dos produtos Thermowood – no cãs dos deck a cada 12 a 18 meses e no caso dos revestimentos o período sugerido é de entre 5 a 8 anos. Na aplicação do deck Thermowood, recomenda-se que seja deixado um espaçamento mínimo de 50 mm entre o solo e o material, garantindo espaço suficiente para a circulação do ar. Sugere-se igualmente que se possibilite a ventilação do ar na área circundante do deck. Os produtos Thermowood, deverão ser instalados deixando juntas de 5 mm entre cada peça de revestimento ou de deck para prevenir empenos e para fins de ventilação.

Os períodos de manutenção podem variar dependendo dos produtos usados. Para informações adicionais consulte o Guia de Manutenção.

 

MEIO AMBIENTE

As madeiras Thermowood provêm de florestas sustentáveis e têm certificação FSC. Durante a produção, regista-se um consumo controlado de água, sem desperdícios e protegem-se os recursos naturais sem causar danos ambientais.

 

MANUSEAMENTO DOS PRODUTOS THERMOWOOD

Tratando-se de madeiras naturais, os produtos Thermowood podem ser cortados à medida. Recomenda-se a protecção dos olhos, durante o processo de corte devido às partículas de poeira muito finas do Thermowood. Estas partículas são mais finas do que as das madeiras naturais uma vez que se trata de um produto mais seco.

 

SAÚDE E SEGURANÇA

Os produtos Thermowood são 100% naturais, não sendo usados produtos químicos ​​durante o processo de transformação a madeira Thermowood. Nesse processo não são causados danos na natureza. No entanto, no caso de haver penetração na pele de lascas de madeira, é altamente recomendado removê-las o mais rápido possível.

No processo de corte dos produtos Thermowood, as partículas de poeira do Thermowood resultantes, são menores do que as produzidas pelas madeiras naturais pelo que se recomenda o uso de protecção adequada para os olhos e de máscara.

 

ARMAZENAMENTO

Os volumes de madeira Thermowood devem ser armazenados sobre uma superfície plana idealmente não aquecida, sobre ripas de madeira com uma distância de 600mm entre os volumes para evitar qualquer empenos e contacto com o solo.

Na chegada ao local, os revestimentos exteriores e decks devem ser desempacotados para se aclimatarem à humidade local.