Bamboo Deck História

O bamboo tem sido usado desde há 4000 anos na Europa, na Ásia e na China em especial, por se tratar de um material extremamente versátil. Os seus rebentos são comestíveis, sendo parte integrante de inúmeras receitas asiáticas podendo ser adquiridos em qualquer mercado local. O uso do bamboo na culinária, para além das receitas, inclui também o seu uso para utensílios de cozinha, como são os pauzinhos e as tábuas de cortar.

A medicina chinesa inclui o bamboo no tratamento de infecções, enquanto a medicina indiana desde há muito que utiliza uma concentração de silício, que se pode encontrar nos moliços do caule de bamboo, como um tónico para o tratamento de doenças respiratórias. Para além disso, as fibras de bamboo são usadas em inúmeros materiais, como é o caso dos têxteis, da indústria do papel dos instrumentos musicais e até bicicletas, skates, móveis e materiais de construção, incluindo pavimentos interiores e decks.

O bamboo está entre os produtos naturais para materiais de construção mais sustentáveis do planeta. Frequentemente apelidado de madeira, o bamboo é na verdade uma cana que tem um crescimento exponencialmente mais rápido do que o das árvores. Tem a capacidade de crescer até 100 cm de altura em apenas 24 horas.

Dependendo das condições climáticas, do solo e das espécies de bamboo, a taxa de crescimento típica em climas temperados é de 3 a 10 centímetros por dia. O bamboo é cultivado principalmente em climas quentes, como é o caso de algumas zonas da Ásia, onde alguns dos maiores caules de bamboo podem alcançar mais de 3 metros de altura e até 20 centímetros de diâmetro.

Ao invés das árvores, que podem levar 30 anos para estarem prontas para a colheita, os caules de bamboo atingem num espaço de 3 a 4 meses a sua altura e diâmetro totais, tornando-se mais rijos ao longo do tempo até atingirem num prazo de 3 a 7 anos o seu pico de dureza. Após o corte dos caules, os novos rebentos crescem muito rapidamente, atingindo de novo a total maturidade no espaço de 3 a 7 anos. Este espaço temporal é muitíssimo mais rápido quando comparado, por exemplo com o carvalho, que após o corte, pode demorar mais de 120 anos até atingir o estágio de dureza próprio para ser colhido novamente.

O bamboo, de forma natural, tem estado sempre livre de pragas, não sendo por isso necessário o uso de qualquer tipo de pesticida para o seu crescimento saudável, sendo uma vantagem adicional em termos ambientais.